Como ter uma reunião produtiva?

Às vezes é complicado decidir o foco de uma reunião, pois cada setor possui seus problemas diários, seus pontos de melhorias e até os nossos problemas pessoais podem interferir e fazer com que fiquemos dispersos quando for realizado o encontro.

Para início de conversa, a razão da reunião é o que deve ser de interesse comum e deve estar clara para todos os membros. Portanto, é necessário decidir o propósito para que todos possam debater e apresentar sua opinião para o tema em questão. As reuniões podem ter diversos motivos: alinhamento, treinamento e tomadas de decisões. Este último motivo, geralmente, tornam esses encontros mais produtivos, visto que é necessário para resoluções de problemas que o seu negócio pode estar passando, o que chamamos de “dor”.

Definido o tema e foco, cada responsável pelo setor ou responsáveis apresentarão as decisões a serem tomadas e será definido um prazo para cada um. Para que isso ocorra de forma conclusiva, uma pessoa também deve se responsabilizar por saber a quantas anda o processo de resolução de cada responsável e passar e finalizar as informações quando tudo estiver ok.

Com essas dicas e com tudo definido com mais clareza, a reunião tende a ser mais produtiva, otimizando tempo, responsabilidades e, claro, tendo a solução para o que às vezes tanto nos aflige.

×

Escolha uma área de interesse

Serão aceiros os formatos de arquivos: doc, docx, pdf, xls ou xlsx