Dicas para obter sucesso e alcançar seus objetivos em 2019

Segunda-feira é o dia internacional de colocar novos projetos em prática. Pelo menos na teoria. Na maior parte das vezes, estes projetos duram até o próximo fim de semana. Quando muito. O mês de janeiro é bem parecido. Traçamos as metas para o ano que está começando, mas chega fevereiro e…

Isso acontece tanto na vida pessoal quanto na profissional. E não se assuste: não tem nada de anormal nisso. Aliás, é o que acontece com a maior parte das pessoas e/ou empresas. Mas você não quer fazer parte do bolo, não é mesmo? Quer ter suas metas comprometidas logo no início do ano?

Para se diferenciar e obter os resultados esperados, você precisa de planejamento. É exatamente nisso que iremos ajudar. Aqui na JR Contabilidade trabalhamos com três etapas para alcançar o sucesso. São ações bem simples que dependem única e exclusivamente do nosso esforço.

É assim que dividimos o nosso planejamento:

  1. OBJETIVOS
  2. METAS
  3. ROTINAS

Tenha sempre papel e caneta à mão para escrever os seus objetivos e definir quais serão os prioritários. Acredite, isso vai fazer toda a diferença. Feito?

Beleza. O segundo passo é pensar nas metas que precisam ser atingidas para cumprir esses objetivos. É a prática que fará você obter os resultados esperados. Inclua na sua rotina de 3 a 5 passos, pois esse é o número ideal em um dia  a dia de trabalho ou até mesmo na sua vida pessoal.

Para ficar mais claro, vamos trabalhar com um exemplo prático.

Suponhamos que tenha optado por 5 objetivos em relação a sua empresa. Estes serão colocados no papel ou no seu bloco de notas, com os anseios do que você deseja alcançar/obter.

OBJETIVOS:

  1. Quero ter mais clientes em 2019
  2. Preciso organizar minha documentação
  3. Estruturar o setor administrativo
  4. Melhorar a forma de trabalho do RH
  5. Arrumar a cozinha da minha empresa

Excelente. Agora, para cada um desses objetivos você vai colocar as metas, que serão fundamentais para você mensurar o sucesso da sua empreitada. Enquanto o objetivo é algo bem vago, a meta é algo mensurável. Suas metas precisam sempre ter números que possibilitem analisar a evolução. Ou seja a meta tem que ser quantitativa.

METAS:

  1. Fechar 10 contratos até novembro de 2019
  2. Organizar em ordem cronológica os documentos fiscais de forma digital.
  3. Criar 20 politicas para clarear a forma de trabalho (politica de férias, promoção, orçamento, propostas comerciais, controle da frota, reembolso de viagens e etc.)
  4. Contratar 2 pessoas até abril e treina-los.
  5. Fazer uma reforma e trocar pratos, talheres e copos.

Se você colocou no tópico dos objetivos que deseja obter mais clientes e, supondo que o número sejam 10, você vai ter que incluir na rotina o que deverá ser feito para alcançar cada uma dessas metas.

ROTINA:

  1. Toda segunda feira uma reunião com o setor comercial para aumentar a agressividade da prospecção de clientes, envolver a agencia de marketing e os parceiros comerciais.

A partir daí você vai destrinchando cada uma de suas metas e fazendo-as acontecer na sua rotina!

Não se esquecer do planejamento que foi feito também é essencial. Por isso, coloque-o sempre em campo de visão. Veja todos os dias! Se forem metas para trabalho, que estejam na sua agenda, ou em um post-it, na proteção de tela do seu computador. Se forem metas para sua vida pessoal, guarde no seu guarda-roupa, na geladeira, armazene no celular.

Uma dica que muitos líderes de sucesso utilizam é ter sempre um “anjo”, que será o seu guardião. Você pode indicar ao seu parceiro ou parceira quais são os seus objetivos e o que você fará se não cumpri-los. Pagar um valor X (pois financeiro é sempre algo que conversa diretamente com o seu bolso, não é mesmo?) ou degustar alguma comida que não lhe agrada, enfim, cabe a você avaliar a melhor forma de ser “punido” por não ter cumprido com aquilo que se propôs.

Que tenhamos um ano muito melhor (mesmo que começando em fevereiro).

E não se esqueça que você tem o poder de mudar sua vida.

×

Escolha uma área de interesse

Serão aceiros os formatos de arquivos: doc, docx, pdf, xls ou xlsx